O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, defendeu, esta quinta-feira, em Lisboa, a necessidade de o Estado português cumprir os acordos feitos com a Igreja Católica.

Questionado pelo jornalistas no final da cerimónia de abertura do ano judicial sobre a questão da retirada de isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) à Igreja, o cardeal patriarca disse esperar que se cumpram os acordos que estão feitos. Manuel Clemente, manifestou ainda a convicção de que este assunto se resolverá “com boa vontade”.

Na terça-feira, a Igreja Católica tinha pedido para ser tratada pelo Estado português “em conformidade com a Lei e o Direito”, respeitando as normas da Concordata e rejeita “qualquer privilégio” em matéria fiscal.

A posição da Igreja foi formulada no final de um encontro que reuniu, em Fátima, os vigários-gerais e ecónomos de várias dioceses, depois de várias paróquias terem sido notificadas para pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), do qual entendem estarem isentas ao abrigo da Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR