O incêndio que lavra desde a tarde de sábado na serra de Monchique, no Algarve, foi dominado pelas 19h30 deste domingo, embora se mantenham alguns focos dispersos, disse à agência Lusa o comandante Richard Marques.

“Neste momento, temos o incêndio dominado dentro de um perímetro, apesar de existirem alguns focos aos quais estamos atentos para garantir a sua extinção”, indicou o comandante distrital de Faro da Autoridade nacional de Proteção Civil.

Segundo aquele responsável, “esta fase é tão ou mais importante do que o combate às chamas e, por isso, será mantido o dispositivo no terreno para evitar reacendimentos”.

Richard Marques acrescentou que “a noite poderá ajudar a consolidar a extinção das chamas, caso se registe uma diminuição da temperatura e o aumento do grau de humidade”, ressalvando, contudo, que a tendência é para que se mantenham temperaturas muito altas, a rondar os 30 graus Celsius.

“A tendência é igual à da noite anterior, com o registo de um quadro meteorológico muito severo que favoreceu a progressão do fogo”, destacou Richard Marques, acrescentando que “por agora, a situação é favorável aos bombeiros”.

Aquele comandante disse ainda que o dispositivo, com cerca de 412 operacionais, apoiados por 122 veículos, vai manter-se no terreno, “e será desmobilizado gradualmente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR