Mais de 1 600 operacionais estavam às 17h45 de hoje a combater os 81 incêndios florestais em 14 distritos do país, continuando a ser o mais significativo o do concelho de Monchique, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A Proteção Civil considera como “ocorrências importantes” o incêndio que lavra há mais de 24 horas no concelho de Monchique (distrito de Faro), que mobiliza 404 operacionais, 124 viaturas e nove meios aéreos.

Com uma frente ativa, o incêndio, que começou às 17h08 de sábado, lavra numa zona de mato e eucaliptal, contando também com grupos de reforço de Évora, Beja, Lisboa e da região sul.

Os 81 incêndios ativos às 17h45 estavam a ser combatidos por 1 631 operacionais, apoiados por 469 veículos e 21 meios aéreos, sendo os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real os que mobilizam mais meios.

A Proteção Civil destaca na página como “ocorrências importantes” os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR