Sem encontrar calções de banho adequados à tradição islâmica, Lhocine Elboukhte, um berbere de Tiznit, no sul de Marrocos, a viver na região parisiense, decidiu, no início da década, inventar um “traje de banho islâmico para homens”. E o resultado foi uma espécie de burkini masculino que cobre a parte do corpo que vai do umbigo aos joelhos, como o próprio descreve no portal da internet telquel.ma.

Primeiro Lhocine Elboukhte começou por desenhar ele mesmo uma espécie de calças curtas alargadas em cima e em baixo e encarregou um costureiro de Agadir para fazer o modelo, que teve êxito imediato entre os seus amigos, tanto que teve a ideia de criar uma marca e uma empresa (www.jounna.com) com que começou a comercializar os seus novos modelos de calções de banho em 2013.

Os assessórios de banho são em algodão, ajustados abaixo dos joelhos com um elástico e em cima do umbigo com um cordão.

Elboukhte criou um blogue para explicar a filosofia da sua empresa e diz que já vendeu 400 modelos dos seus calções em Marrocos, França, Bélgica e Reino Unido.

O portal na internet acrescenta que a iniciativa de Elboukhte tem já concorrentes em França, como a empresa Awraswim, que comercializa o seu próprio modelo de calções islâmicos masculinos, no caso, um calção de licra, ajustado ao corpo desde o umbigo aos joelhos, e, em cima, um segundo calção de algodão mais folgado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR