O incêndio que deflagrou hoje à tarde na freguesia de Colmeias obrigou à evacuação da aldeia de Fonte Fria, na freguesia de Caranguejeira, no concelho de Leiria, pelas 20h20, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro à Lusa.

Segundo o CDOS, o fogo continua ativo e a progredir para a povoação de Fonte Fria, pelo que “já foi pedido às autoridades para evacuarem a aldeia e os seus habitantes”.

Às 20h20, estavam no local 215 elementos, apoiados por 63 viaturas, de várias corporações de Leiria, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, acrescentou o CDOS.

A página da Proteção Civil refere que o incêndio deflagrou pelas 16:45 e chegou a mobilizar três meio aéreos, que abandonaram o combate com o cair da noite.

O presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos, já tinha dito esta tarde à agência Lusa, que a situação estava “descontrolada” e a colocar “casas e pecuárias em risco” na sua freguesia.

O autarca referiu ainda que o incêndio surgiu numa zona de mato, mas dirigiu-se em “direção à Caranguejeira”, atravessando zonas onde “existem casas e algumas pecuárias”, estando neste momento em povoamento florestal.

Entretanto, a página da Proteção Civil na internet informa que no distrito de Leiria existe outro fogo ativo, na Quinta da Gramela, no concelho de Pombal. O incêndio deflagrou pelas 19h34 em zona de mato e estão no local 63 operacionais e 19 meios terrestres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR