O suíço Stanislas Wawrinka qualificou-se hoje para os quartos-de-final do US Open, a decorrer em Nova Iorque, ao derrotar o ucraniano Illya Marchenko, por 6-4, 6-1, 6-7 (5-7) e 6-3.

Wawrinka, semifinalista em 2013 e 2015 e terceiro cabeça de série na presente edição, chega aos últimos oito pela quarta vez seguida e vai defrontar o argentino Juan Martín del Potro, vencedor do torneio em 2009, que parece estar de regresso ao seu melhor nível após doi anos marcados por lesões.

O suíço, que esteve à beira da eliminação na ronda anterior, salvando um ‘match point’ antes de derrotar o britânico Daniel Evans, ainda não enfrentou um adversário do top-45 do ‘ranking’ mundial.

Del Potro, 142.º da classificação mundial, é o jogador de ‘ranking’ mais baixo a atingir os quartos de final nos últimos 25 anos naquele que é o quarto e último torneio do ‘Grand Slam’ da temporada.

Nos oitavos de final, o sul-americano, vice-campeão olímpico, seguiu em frente após desistência do austríaco Dominic Thiem, oitavo pré-designado, devido a lesão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR