437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Manifestantes da Black Lives Matter invadem pista de aeroporto de Londres

Este artigo tem mais de 5 anos

O grupo de manifestantes explicou que o protesto tem como objetivo alertar para o impacto do ambiente nas vidas dos negros, a nível local e global. "A crise climática é uma crise racista", explicam.

Os manifestantes terão conseguido invadir a pista utilizando um pequeno bote para navegar pelas docas junto ao rio Tamisa
i

Os manifestantes terão conseguido invadir a pista utilizando um pequeno bote para navegar pelas docas junto ao rio Tamisa

AFP/Getty Images

Os manifestantes terão conseguido invadir a pista utilizando um pequeno bote para navegar pelas docas junto ao rio Tamisa

AFP/Getty Images

Nove manifestantes do movimento “Black Lives Matter” invadiram na manhã desta terça-feira uma das pistas do aeroporto London City, em Londres. De acordo com o Daily Mail, os manifestantes entraram no aeroporto por volta das 5h40 desta manhã e deitaram-se na pista, forçando a suspensão dos voos de e para aquele aeroporto da capital britânica. Só seis horas depois do início do incidente é que as autoridades conseguiram remover os manifestantes da pista. Os nove indivíduos foram detidos e dezenas de voos foram remarcados para mais tarde.

O grupo de manifestantes explica que o protesto teve como objetivo alertar para o impacto do ambiente nas vidas dos negros, a nível local e global, escreve aquele jornal britânico. “A nossa crise climática é uma crise racista”, explicam os ativistas.

Os manifestantes terão conseguido invadir a pista utilizando um pequeno bote para navegar pelas docas junto ao rio Tamisa, a única forma de chegar à zona da pista sem passar pelo edifício do aeroporto. Quando chegaram ao meio da pista, os manifestantes amarraram-se a um tripé.

Às 11h30, o aeroporto informou que os manifestantes já tinham sido removidos da pista:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O anúncio da reabertura da pista apenas aconteceu às 12h10, mais de seis horas depois da invasão do aeroporto:

A Black Lives Matter britânica partilhou no Twitter uma imagem do protesto “contra o impacto ambiental sobre os negros, no Reino Unido”. O grupo escreveu outro tweet que revelava: “no aeroporto da Cidade de Londres só uma pequena elite pode voar, (mas) só em 2016 3.176 migrantes morreram ou desapareceram no Mediterrâneo”.

O aeroporto London City fica situado no centro da cidade de Londres, e serve sobretudo o centro financeiro da capital britânica. Trata-se de um aeroporto de pequenas dimensões, onde só operam aviões de pequeno porte e jatos privados. Estima-se que no ano passado cerca de 4,3 milhões de pessoas utilizaram este aeroporto.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.