O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou o encontro que teria esta terça-feira com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, depois de este lhe ter chamado “filho de uma prostituta”. O encontro deveria acontecer à margem de uma cimeira dos países do sudeste asiático, no Laos, onde Obama se encontra após a cimeira do G20, na China. De acordo com a Reuters, o presidente norte-americano irá encontrar-se com o presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, para discutir a situação na Coreia do Norte. O anúncio foi feito esta segunda-feira por um porta-voz da Casa Branca, Ned Price.

Depois do cancelamento, o governo filipino já divulgou um comunicado em que Rodrigo Duterte se mostra arrependido pelas palavras. “O presidente Duterte explicou que as reportagens que avançavam que o presidente Obama iria dar-lhe uma palestra sobre as mortes extrajudiciais o levou aos seus comentários fortes, que provocaram preocupação”, lê-se no comunicado do governo filipino, citado pela Reuters. O comunicado acrescenta ainda que Duterte “arrepende-se de que as suas observações aos jornalistas tenham causado tanta controvérsia” e que “expressou a sua profunda proximidade com o presidente Obama”, apelando à “parceria duradoura entre as nossas nações”.

Duterte fez as declarações polémicas na sequência de uma pergunta de um jornalista, que questionou o Presidente filipino sobre como iria justificar a recente onda de mortes no país, quando os dois líderes se encontrarem num fórum promovido pela Associação das Nações do Sudeste Asiático. Duterte atacou Obama ainda outra vez. “Quem é ele para me confrontar?”, disse o Presidente filipino, acrescentando que os Estados Unidos também têm um historial de mortes extrajudiciais. E depois continuou, com comentários ainda mais agressivos: “Sou o Presidente de um Estado soberano e já deixámos de ser uma colónia há muito tempo. Não tenho nenhum superior a não ser o povo filipino”, começou por dizer Duterte. Dirigindo-se a Obama, com quem se irá encontrar esta semana no Laos, disse: “Tem de ser respeitador. Não pode atirar perguntas ou, putang ina, vou chatear-me consigo nesse encontro“. Putang ina é uma expressão em Tagalog (dialeto falado nas Filipinas) para “filho de uma prostituta” ou “filho da mãe”, conforme a tradução explicada pelo The Washington Post.

Obama explicou, após ter conhecimento da polémica, que queria garantir que “se e quando tivermos um encontro” teria de ser “produtivo”. Obama já chegou ao Laos — tornando-se o primeiro presidente americano a visitar aquele país. Lá, irá participar num fórum com jovens.

Desde que foi eleito, o Presidente Duterte tem vindo a promover uma guerra às drogas que passa por oferecer recompensas a quem entregar traficantes às autoridades. Quem o fizer tem direito a 100 mil euros e imunidade perante a justiça. Se o traficante chegar vivo, a recompensa é menor — 95.500 euros. O Presidente foi eleito em junho, e, desde então, já foram mortas 2.400 pessoas só nesta iniciativa anti-drogas. Dessas, 900 foram mortas pela polícia, mas as restantes ainda serão “mortes em investigação”. De acordo com o The Independent, trata-se de um termo utilizado para encobrir os homicídios em busca de recompensas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR