Uma centena de tartarugas marinhas foram capturadas em Cabo Verde desde julho, números que preocupam as autoridades que hoje lançaram uma campanha para sensibilizar os consumidores finais da carne e artesanato de tartaruga.

Os números foram avançados hoje pelo diretor nacional do Ambiente, Alexandre Rodrigues, durante a conferência de imprensa de apresentação da campanha “A proteção das tartarugas cabo-verdianas está nas nossas mãos”, a que se associou a empresa de telecomunicações Unitel.

“Contabilizamos cerca de 100 carapaças que foram encontradas em mês e meio. É um número que está quase a chegar a média [total] do ano passado e ainda estamos a meio da época da desova”, disse Alexandre Rodrigues.

A época da desova das tartarugas marinhas ocorre entre julho e outubro de cada ano em todas as praias com areia de Cabo Verde e no ano passado foi registada no total da época a captura de 177 exemplares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Números que podem não dar a dimensão total de um fenómeno que as autoridades querem travar alargando o público-alvo das campanhas de sensibilização aos consumidores finais dos produtos derivados das tartarugas bem como com o reforço da fiscalização.

“O trabalho de sensibilização é um trabalho muito complexo. É basicamente preparar gerações e estamos a apostar muito fortemente na sensibilização, trabalhando com as escolas e com as comunidades locais para que possamos ter uma geração futura com mais consciência da importância da preservação dos recursos”, disse.

Alexandre Rodrigues disse ainda estar em preparação uma revisão da legislação sobre a apanha e consumo de carne de tartaruga para “ver até que ponto” se pode reforçar a repressão desta prática.

“A sensibilização é importante, mas quando a sensibilização não funciona temos que ter outros instrumentos para fazer com que a preservação das nossas espécies seja salvaguardada”, disse.

A legislação cabo-verdiana prevê coimas entre 500 mil escudos (cerca de 4.500 euros) e 9 milhões de escudos (cerca de 80 mil euros) para quem apanhe tartarugas, mas Alexandre Rodrigues admite falhas na fiscalização.

“Temos que aumentar a fiscalização. Temos uma fragilidade em relação à fiscalização. Temos que fazer com que a nossa fiscalização seja mais efetiva e que haja muito mais envolvência das outras instituições para que consigamos que a lei seja cumprida”, disse.

A campanha de sensibilização, que passará na rádio e televisão, terá ainda uma componente de trabalho com as comunidades em bairros conhecidos pelo grande consumo de carne de tartaruga.

Cabo Verde é o terceiro destino mais procurado pelas tartarugas para desova, recebendo em média 12 mil a 13 mil tartarugas anualmente.

Alaúdio Ramos, da Unitel, explicou que a intenção da campanha é sensibilizar “diretamente as pessoas que consomem a carne e que compram artesanato de material derivado das tartarugas”.

“A maior proteção à extinção da tartaruga careta careta está nas nossas mãos. Está em não consumirmos carne de tartaruga, está em não comprarmos qualquer tipo de bijuteria cuja produção tenha derivado de tartaruga, está em denunciarmos “, sublinhou.