Volkswagen

VW e Hamburgo juntas rumo à mobilidade do futuro

A VW e a cidade de Hamburgo assinaram um memorando de entendimento para estudar a mobilidade urbana do futuro. A parceria terá como principal foco a mobilidade individual e a condução autónoma.

Autor
  • António Sousa Pereira

Conceitos de mobilidade urbana e intermodal. Gestão e controlo de tráfego. Condução e parqueamento autónomos. Veículos inovadores e tecnologias alternativas. Controlo da poluição. Estes são só alguns dos factores-chave da parceria recém-estabelecida entre a VW e a cidade de Hamburgo, com vista a ajudar a assegurar a mobilidade urbana do futuro.

Para o construtor alemão, este é mais um factor que pode contribuir decisivamente para a implementação da sua estratégia “Together 2025”. Para a cidade de Hamburgo, representa um passo importante para o seu objectivo de desenvolver novos sistemas de transporte inteligentes, e de a aplicar a tempo de acolher o Congresso Mundial ITS 2021 – o maior e mais importante evento do mundo dedicado aos sistemas e serviços de transporte inteligentes do futuro.

O memorando de entendimento assinado entre as duas entidades pretende, assim, dar resposta aos novos desafios que a era da digitalização que se anuncia, e as alterações dos hábitos e necessidades dos consumidores daí resultantes, colocarão não só aos fabricantes de automóveis e às empresas de transportes, como à própria infraestrutura urbana e de planeamento de tráfego. O objectivo dos dois parceiros é adoptarem soluções de mobilidade inteligentes e feitas à medida, tanto no domínio da mobilidade individual como no do transporte colectivo e de mercadorias, através de uma abordagem integrada destes temas.

Hamburgo poderá ser, igualmente, um importante terreno para teste da condução autónoma. Não só na perspectiva do Governo alemão, como do próprio Grupo VW, que já tem estabelecido com a cidade um projecto conjunto específico para este efeito.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Governo

Um propósito nacional /premium

Sebastião Bugalho

A distância do governo a qualquer reforma não parece afugentar votos; antes pelo contrário. Apesar de ter a maior das simpatias pela natural aversão do Homem à mudança, temo que isso seja um problema.

Joana Marques Vidal

Eles atreveram-se /premium

Rui Ramos
172

O governo pôde sanear a Procuradora-Geral da República porque a oligarquia política está finalmente em sintonia e porque, acima de tudo, aprendeu a desprezar os portugueses.  

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)