Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 7h30 desta quinta-feira mais preocupavam os bombeiros e por isso o seu combate vai ser reforçado com meios aéreos, incluindo um Beriev, disse o adjunto operacional Marco Martins.

“Neste momento temos quatro incêndios ativos no distrito de Bragança, Faro, Vila Real e Guarda. O incêndio de Monchique (Faro) é o que nos preocupa mais face ao que foi desenvolvido durante a noite”, adiantou o adjunto operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com Marco Martins, às 7h30, o incêndio em Monchique, com duas frentes ativas, mobilizava 298 bombeiros, com o apoio de 98 meios terrestres. O incêndio seguia em direção a Portimão pelas 11h15 desta quinta-feira.

“O combate a este incêndio vai ser reforçado de manhã com dois aviões Fireboss e o avião russo Beriev”, disse Marco Martins.

O responsável explicou que o incêndio de Monchique que sofreu um reacendimento às 19h57 de quarta-feira e que levou à evacuação de localidades e retirada de pessoas, desenvolveu-se de forma intensa durante a noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Hoje de manhã não temos informação de que haja populações em risco”, disse.

Também a preocupar os bombeiros na manhã desta quinta-feira manhã estava o incêndio que deflagrou na terça-feira às 11h17 nas localidades de Lagoaça e Fornos, concelho de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

“Este incêndio passou entretanto para o concelho vizinho de Mogadouro. No terreno temos 233 operacionais, com o apoio de 83 veículos”, disse Marco Martins, destacando que este fogo vai ser reforçado com dois aviões Canadair.

O adjunto operacional destacou também o incêndio nas freguesias de Corujeira e Trinta, no concelho e distrito da Guarda que está a ser combatido por 175 operacionais, com o auxílio de 33 meios terrestres.

“Também este incêndio vai ser reforçado durante a manhã com dois aviões fireboss. Este fogo está a desenvolver-se num local de difícil acesso. Não é possível fazer o combate com meios apeados. Esperemos que com este reforço o combate evolua favoravelmente”, disse.

Marco Martins deu ainda conta de um incêndio em Soutelinho de Mezio, freguesia de Telões, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real.

“Este incêndio que mobiliza 176 bombeiros, com o apoio de 49 veículos vai ser reforçado com dois fireboss“”, disse.

O adjunto operacional salientou ainda que não há casas nem pessoas em risco nos quatro incêndios que mais preocupam esta quinta-feira de manhã.