Cerca de 1.326 milhões de quilos de alimentos foram deitados ao lixo por famílias espanholas no ano de 2015, ou seja, cerca de 3,7 milhões de quilos por dia. Estes valores mostram que pelo menos cerca de 5% de toda a comida comprada pelas famílias em Espanha é desperdiçada.

O relatório elaborado pelo ministério da Agricultura espanhol mostra ainda que apenas 18,9% dos lares utilizam todos os produtos que compram. Este desperdício de comida é maior em casas onde só vive uma pessoa, sendo que casas onde vivem pelo menos duas pessoas o desperdício é menor.

Segundo o estudo do ministério da Agricultura ao qual o El Mundo teve acesso, as famílias espanholas são as que mais comida desperdiçam na Europa. Muitos desses alimentos desperdiçados (1.135 milhões de quilos) são deitados para o lixo sem serem cozinhados. O resto da comida é deitada fora diretamente depois de uma refeição ou passado algum tempo depois de ter sido cozinhada e preservada.

A primavera e o verão são as alturas do ano em que se desperdiça mais comida, um fenómeno que é atribuído ao tipo de alimentação que se faz, sendo consumidos mais legumes, frutas e derivados lácteos. Estes alimentos e o pão representam 41,2% dos produtos alimentares que são deitados ao lixo em Espanha, num total de 546 milhões de quilos por ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR