Desperdício Alimentar

Espanhóis deitam fora 3,7 milhões de quilos de comida por dia

Estudo mostra que 5% da comida comprada por famílias em Espanha é desperdiçada. Lares espanhóis são os que mais comida desperdiçam em toda a Europa.

Maior parte dos alimentos desperdiçados são os legumes, fruta e pão

Getty Images

Cerca de 1.326 milhões de quilos de alimentos foram deitados ao lixo por famílias espanholas no ano de 2015, ou seja, cerca de 3,7 milhões de quilos por dia. Estes valores mostram que pelo menos cerca de 5% de toda a comida comprada pelas famílias em Espanha é desperdiçada.

O relatório elaborado pelo ministério da Agricultura espanhol mostra ainda que apenas 18,9% dos lares utilizam todos os produtos que compram. Este desperdício de comida é maior em casas onde só vive uma pessoa, sendo que casas onde vivem pelo menos duas pessoas o desperdício é menor.

Segundo o estudo do ministério da Agricultura ao qual o El Mundo teve acesso, as famílias espanholas são as que mais comida desperdiçam na Europa. Muitos desses alimentos desperdiçados (1.135 milhões de quilos) são deitados para o lixo sem serem cozinhados. O resto da comida é deitada fora diretamente depois de uma refeição ou passado algum tempo depois de ter sido cozinhada e preservada.

A primavera e o verão são as alturas do ano em que se desperdiça mais comida, um fenómeno que é atribuído ao tipo de alimentação que se faz, sendo consumidos mais legumes, frutas e derivados lácteos. Estes alimentos e o pão representam 41,2% dos produtos alimentares que são deitados ao lixo em Espanha, num total de 546 milhões de quilos por ano.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
História

In memoriam de Franco Nogueira /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

“Um homem livre, recto e determinado que lutou, com paixão, pelas suas convicções e pelas suas ideias, (…) para recuperar o espírito que fez a grandeza de Portugal”.

Justiça

Extinguir o Tribunal Central de Instrução Criminal

João Miguel Barros

Escrever que a extinção do TCIC dá um sinal errado à opinião pública porque este foi o “tribunal que mandou prender Sócrates” é não compreender a essência do que é um Tribunal de Instrução Criminal.

Lisboa

Portagens e transporte público

Luís Campos e Cunha

Tal como em outras cidades, deveria existir uma portagem a todos os carros que entram em Lisboa. Se vêm de Sintra ou da Amadora, não importa, são viaturas que utilizam os equipamentos da cidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)