Mais de mil milhões de utilizadores no Facebook estão conectados com pelo menos um negócio de outro país e Portugal não é exceção. Há mais de 60 milhões de utilizadores no mundo ligados a pelo menos uma Pequena e Média Empresa (PME) portuguesa, segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Facebook para Empresas. Em Portugal, 88% dos utilizadores da rede social estão ligados a pelo menos uma PME nacional.

Paulo Barreto, responsável do Facebook em Portugal, considera que os dados divulgados esta quinta-feira “sustentam a importância e o alcance crescente que as redes sociais” têm junto das PME, permitindo-lhes “sair da sua geografia e vender em mercados estratégicos”. Cerca de 79% dos utilizadores portugueses estão ligados a pelo menos uma PME de outro país. No top 5 das preferências estão o Brasil, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

Para o responsável da rede social em Portugal, o facto de existirem milhões de utilizadores ligados a pelo menos um negócio nacional torna o Facebook numa “grande oportunidade para a internacionalização destas empresas, que representam a grande maioria do tecido empresarial português”.

As novidades do Facebook

O Facebook desenvolveu novas formas para ajudar negócios a expandirem-se dentro e além-fronteiras. Agora, as empresas podem utilizar as funcionalidades da ferramenta Públicos Semelhantes para chegar a clientes em novos países. Para que isto aconteça, as empresas podem fazer o levantamento de uma lista de clientes já existente ou de potenciais Leads (anúncios que permitem obter informação sobre contactos dos utilizadores que clicam nos anúncios).

A empresa pode ainda selecionar os países para os quais pretende expandir atividade. Depois de selecionar as regiões pretendidas, o Facebook entrega anúncios nessas mesmas regiões e otimiza a entrega nos países em que houver um melhor retorno.

A rede social também vai introduzir soluções para que as empresas possam otimizar as suas campanhas no Facebook, promover webinars e ainda um manual sobre técnicas internacionais de marketing.