O secretário-geral da NATO visita esta quinta-feira a Turquia pela primeira vez desde o golpe militar fracassado naquele país que está cada vez mais envolvido no conflito na Síria.

Jens Stoltenberg deverá encontrar-se com o Presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, na sexta-feira, mas não são conhecidos pormenores sobre a agenda, depois de a NATO ter manifestado apoio ao governo turco na sequência do golpe de julho passado.

Na sexta-feira, o vice-primeiro-ministro Nurettin Canikli afirmou que os exércitos da Turquia e dos Estados Unidos estão a discutir uma possível operação comum contra o grupo terrorista Estado Islâmico, a que Ancara é favorável.

Por outro lado, a Rússia, que também intervém na guerra civil síria e apoia o presidente Bashar al-Assad, criticou a ação turca em território sírio, que começou há duas semanas no norte do país.

A operação militar iniciou-se ao mesmo tempo que Erdogan consolida o seu poder, depois de milhares de despedimentos e detenções na administração pública e forças armadas em resposta ao golpe militar fracassado de 15 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR