O nome é o mesmo, mas tudo o resto muda. A Peugeot acaba de dar a conhecer o 5008 da nova geração, que dentro de poucas semanas se estreará oficialmente em público no Salão de Paris, embora somente na próxima Primavera tenha início a respectiva comercialização.

Logo numa primeira observação, é notório que o conceito de monovolume foi, quase em definitivo, abandonado em favor da “inevitável” postura SUV, que cada vez mais domina o mercado. Devendo-se o “quase em definitivo” ao facto de a marca de Sochaux prometer que este é o primeiro SUV do mercado a oferecer uma modularidade digna de um monovolume, desde logo aqui se destacando a sua capacidade para transportar sete ocupantes.

E não são modestas as ambições da Peugeot para a sua nova criação, que pretende seja um sucesso a nível mundial, líder mesmo do chamado segmento C SUV. Ou seja, o composto por modelos que se situam entre os SUV compactos e os SUV de prestígio, de dimensões já bem mais generosas e preço pouco acessível.

155694

O comprimento de 4,64 m e a distância entre eixos de 2,84 m, garantidos pela plataforma modular EMP2, prometem traduzir-se na maior habitabilidade do segmento

Para tal, o interior é uma das grandes apostas do novo 5008. O i-Cockpit de última geração é um dos elementos em destaque, com o seu volante mais pequeno do mercado (todos os segmentos incluídos), o painel de instrumentos digital de 12,3” e o ecrã táctil capacitivo de alta resolução para controlo do sistema de infoentretenimento, com múltiplas possibilidades de configuração e alguns botões de atalho ao estilo de teclas de piano para acesso directo às principais funções de conforto, segurança, rádio, climatização, navegação, configuração do veículo, telefone, aplicações e alertas.

No início de comercialização serão, desde logo, propostos dois ambientes interiores personalizáveis. O Boost está orientado para uma utilização mais dinâmica, o Relax para uma condução mais descontraída. Sendo cinco os níveis de equipamento disponíveis: Access, Active, Allure, GT Line e uma versão GT com o seu nível de acabamentos específico.

PEUGEOT_5008_0709STYP_304

No arranque das vendas serão propostos dois ambientes interiores personalizáveis

Em qualquer dos casos, o comprimento de 4,64 m e a distância entre eixos de 2,84 m, garantidos pela plataforma modular EMP2 (que serve de base ao novo 5008 e que assegura uma redução do peso de 95 kg face ao actual modelo), prometem traduzir-se na maior habitabilidade do segmento. Sendo que todos os bancos da segunda e terceira filas de assentos são rebatíveis e escamoteáveis, para uma superior funcionalidade, com os da segunda fila a oferecerem, ainda, regulação longitudinal e em inclinação (com cinco posições).

Já a gama de motores incluirá a unidade a gasolina 1.2 PureTech de 130 cv, com caixa de velocidades manual ou automática, sempre com seis relações, assim como os turbodiesel 1.6 BlueHDi de 100 cv e 120 cv (o primeiro disponível somente com caixa manual, o mais potente também com caixa automática), e 2.0 BlueHDi de 150 cv e 180 cv (o primeiro com caixa manual, o segundo com caixa automática e exclusivamente destinado ao 5008 GT).

Todas as versões serão de tracção dianteira. Mas, para aumentar a versatilidade de utilização, o 5008 pode incluir pneus M+S de 18” e o sistema Advanced Grip Control, um controlo de tracção optimizado aqui dotado da função Hill Descent Control, para controlo automático de descidas no fora de estrada. Outros dispositivos destinados a auxiliar o condutor na sua missão estão disponíveis, como o sistema de travagem automática de emergência, o alerta de colisão pela dianteira, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, o sistema de detecção de fadiga, o assistente de máximos e o leitor de sinais trânsito. O cruise control adaptativo com função de “pára-arranca”, a monitorização do ângulo morto, o sistema de estacionamento automático e as câmaras panorâmicas com visão de 360º fazem igualmente parte do equipamento.

PEUGEOT_5008_2016_007_FR

Para incrementar a mobilidade de quem nele viaja, sobretudo no espaço urbano, o novo 5008 pode ainda contar com uma estação de carga para a trotinete com assistência eléctrica e-Kick, desenvolvida em parceria com a Peugeot e a Micro, ou mesmo para a bicicleta dobrável com assistência eléctrica e-Bike. Qualquer uma delas perfeitamente acomodável na bagageira do 5008.