Três mulheres foram detidas esta quinta-feira nos arredores de Paris por alegadas atividades terroristas, no âmbito da investigação sobre o carro com botijas de gás, descoberto este fim de semana nas proximidades da catedral de Notre Dame, na capital francesa.

Uma das detidas, que é uma das filhas do dono do carro, foi alvejada pela polícia, enquanto um agente da polícia foi ferido com uma faca.

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, disse, em conferência de imprensa, que as mulheres, com 19, 23 e 39 anos, são “radicalizadas e fanatizadas” e preparavam outras ações terroristas “iminentes”.

Quando os membros das forças de segurança realizavam a detenção, numa estação de comboios de Boussy Saint Antoine, uma das suspeitas espetou uma faca nas costas de um dos agentes. A polícia abriu fogo sobre a mulher, que, segundo o canal “BFM TV”, foi internada em estado grave num hospital parisiense.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as três mulheres detidas, duas estavam identificadas pela polícia por terem tentado viajar para a Síria para se juntarem a grupos ‘jihadistas’. A filha do proprietário do veículo, de 19 anos, estava a ser procurada pelas autoridades.

No fim de semana, foi encontrado um carro abandonado, sem matrículas e com os quatro piscas ligados, a poucas centenas de metros de Notre Dame e da sede da polícia criminal francesa.

No interior do carro, foram encontradas uma botija de gás vazia no assento do pendura e outras cinco cheias na bagageira.

Desde o início do ano, mais de 260 pessoas foram detidas em França por alegadas ligações terroristas.