O incêndio que tem assolado os concelhos de Monchique e Portimão está dominado e as equipas no terreno focam agora as suas atenções na fase de rescaldo, disse, esta sexta-feira, o comandante operacional distrital de Proteção Civil do Algarve. “Está completamente dominado”, afirmou o comandante Vitor Vaz Pinto, acrescentando que não existe frente de incêndio nem qualquer chama.

O incêndio foi dado como dominado pelas 19h30 mas as autoridades vão manter, durante as próximas 48 horas, equipas no terreno para garantir que não há reacendimentos. No local estão cerca de 600 operacionais, que irão ser retraídos consoante a avaliação de risco, explicou aquele responsável.

O incêndio deflagrou no dia 3 de setembro, tendo sido declarado dominado 24 horas depois e reacendeu-se na passada quarta-feira.

O fogo, inicialmente, centrou-se no concelho de Monchique mas acabou por alastrar-se até ao concelho de Portimão, tendo para tal contribuído dificuldades atmosféricas, nomeadamente o vento forte que se manteve ao longo dos vários dias. De acordo com as autoridades, o incêndio não provocou vítimas nem destruiu habitações, tendo consumido maioritariamente mato e eucaliptais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR