Numa altura em que os fabricantes automóveis dão a conhecer caixas automáticas com um número cada vez maior de relações, a Kia acaba de anunciar a entrada na corrida, com o lançamento de uma nova transmissão automática de oito velocidades.

Desenvolvida pela própria marca sul-coreana, esta nova transmissão, com a designação FWD 8AT, garante, segundo o fabricante, não apenas uma maior eficiência, como um consumo mais baixo e passagens de caixa mais suaves que as soluções actualmente utilizadas. Além disso, consegue ser 3,5 kg mais leve que a actual caixa de seis velocidades que se apresta a substituir, ocupando o mesmo espaço.

A nova solução apresenta como principal alteração a diferença entre o disco maior e o disco menor, que foi aumentada em 34% face à caixa de apenas seis velocidades, proporcionando, dessa forma, maior economia, além de menor ruído, vibração e aspereza em qualquer uma das situações de condução.

A Kia pretende lançar esta nova transmissão automática de oito velocidades no modelo Cadenza, equipado com motor V6 3.3 litros GDI a gasolina, passando, a partir daí, a disponibilizá-la em vários outros modelos. Prioritariamente, sédans médios e grandes de tracção dianteira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR