A próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo de países do sul da União Europeia (UE), que sucede ao encontro desta sexta-feira na Grécia, vai acontecer em Portugal, revelou o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Falando na conferência de imprensa que fechou a reunião de hoje em Atenas, capital grega, Tsipras adiantou que esta “iniciativa de diálogo e coesão” dos vários países do sul da Europa vai ter continuidade num encontro a decorrer em Portugal, não tendo o chefe do executivo helénico avançado com uma data para o encontro.

A reunião de hoje, promovida por Atenas, contou para além do primeiro-ministro helénico, Alexis Tsipras, e do seu homólogo português, com os chefes dos executivos de Chipre, França, Itália e Malta, e com um representante do executivo espanhol.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, foi também convidado para a cimeira mas não marcou presença porque o executivo espanhol está em gestão e a agenda internacional do chefe do Governo limita-se a cimeiras imprescindíveis. Rajoy estará presente, contudo, na reunião europeia informal de 16 de setembro em Bratislava, encontro no qual o Reino Unido não irá participar e em que será debatido o futuro da União após o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR