O escultor e artista plástico português José Rodrigues morreu esta manhã de sábado no Hospital da Cuf, no Porto. Estava internado há cerca de uma semana.

Morreu esta manhã, cerca das 9 horas, no hospital da CUF, no Porto.

José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola, a 28 de outubro de 1936 (tinha 79 anos). Fez o curso na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, cidade onde se radicou.

Entre as obras mais conhecidas de José Rodrigues destacam-se o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, no Porto.

Foi um dos fundadores da Bienal de Vila Nova de Cerveira e da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, em 1963. Em 1968, juntamente com Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro, formou o grupo Os Quatro Vintes, numa alusão a uma marca de tabaco da época.

José Rodrigues criou ainda uma fundação com o seu nome, instalada na antiga Fábrica Social, no Porto.

O corpo de Mário Silva ficará em câmara ardente em Coimbra, sendo depois trasladado para a Figueira da Foz, sua terra adotiva, onde será cremado, desconhecendo-se ainda os horários das exéquias fúnebres.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, decidiu decretar dois dias de luto municipal pela morte do escultor e artista plástico José Rodrigues.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR