A secretária-geral adjunta do PS acusou neste sábado o PSD de estar a fazer uma “oposição penosamente destrutiva”, de não apresentar propostas e de insistir na “receita de empobrecimento”, preconizada pelo ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble. Em Braga, a discursar numa iniciativa da JS, Ana Catarina Mendes deixou também críticas à União Europeia, considerando que esta não tem tido um “bom papel”, e apontou a necessidade de a “Europa do Sul” encontrar soluções.

A ‘número dois’ de António Costa no PS, apontou ainda como objetivo vencer as próximas eleições autárquicas e conquistar a liderança da Associação Nacional de Autarcas e a Associação Nacional de Freguesias. “A uma direita liderada por Pedro Passos Coelho, que no último ano mais não faz do que apostar na descida do diabo à terra, na ausência de propostas, do que apostar numa oposição penosamente destrutiva para aquilo que é a nossa sociedade”, acusou Ana Catarina Mendes.

Para a líder adjunta do PS, “Passos Coelho, se no ano passado desistiu de apresentar propostas para o Orçamento do Estado [OE] para 2016”, este ano insiste no mesmo modelo: “Apresentou a necessidade de fazer um ‘road-show’ e esperávamos que fosse para buscar nas estruturas do partido propostas para apresentarem para o OE2017. Afinal Passos Coelho insiste na mesma receita, criticar a propostas que o PS há de apresentar”, apontou.

Ainda de baterias apontadas ao PSD, Ana Catarina Mendes criticou a vice-presidente social-democrata Maria Luís Albuquerque, por esta não entender a reunião de chefes de Estado dos países do Sul da Europa, deixando também críticas à própria União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Somos um partido europeísta, um partido que ajudou a construir a Europa, mas nós socialistas temos de fazer uma reflexão sobre aquilo que tem sido o papel da União Europeia nos últimos tempos, e não é um bom papel”, considerou.

“É por isso que entendo que Maria Luís Albuquerque não consiga perceber a necessidade da cimeira de países do Sul, é que para Maria Luís Albuquerque a receita de Schäuble é a melhor receita para continuar a empobrecer os europeus, para continuar a empobrecer a Europa”, referiu.

A responsável socialista terminou deixando apelos à participação da JS na campanha para as eleições legislativas regionais dos Açores, e apontando o “desafio” para as autárquicas de 2017. “Sempre que os autarcas socialistas ganharam municípios, transformaram esses municípios. O desafio é voltarmos a ganhar a Associação Nacional de Autarcas e de Freguesias e ganharmos as eleições autárquicas porque elas estão ao alcance dos socialistas”, salientou.