Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após o sismo de 5,7 graus na escala de Richter que assolou neste sábado o distrito de Bukoba, noroeste da Tanzânia, indicou a polícia tanzaniana.

“Lamentamos, para já, a morte de 11 pessoas e a existência de mais de uma centena de feridos, na maioria já hospitalizados. Estamos mobilizados e as operações de socorro estão a prosseguir”, disse Augustine Ollomi, chefe da polícia da Província de Kagera, de que depende o distrito de Bukoba e onde se situa o lago Vitória.

O tremor de terra foi também sentido nos países vizinhos, como no Ruanda, Burundi, Uganda e Quénia. O epicentro do sismo, que ocorreu às 12h27 TMG (13h27 em Lisboa) situa-se a 23 quilómetros da cidade de Nsunga, no extremo noroeste da Tanzânia, perto do lago Vitória.

Testemunhas ouvidas pela agência France Presse em Bukoba, nas margens do lago e próxima do local do epicentro, deram conta de danos materiais, nomeadamente edifícios que desabaram. Os sismos não são raros na região dos Grandes Lagos, mas são geralmente de menor magnitude.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR