Pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após o sismo de 5,7 graus na escala de Richter que assolou neste sábado o distrito de Bukoba, noroeste da Tanzânia, indicou a polícia tanzaniana.

“Lamentamos, para já, a morte de 11 pessoas e a existência de mais de uma centena de feridos, na maioria já hospitalizados. Estamos mobilizados e as operações de socorro estão a prosseguir”, disse Augustine Ollomi, chefe da polícia da Província de Kagera, de que depende o distrito de Bukoba e onde se situa o lago Vitória.

O tremor de terra foi também sentido nos países vizinhos, como no Ruanda, Burundi, Uganda e Quénia. O epicentro do sismo, que ocorreu às 12h27 TMG (13h27 em Lisboa) situa-se a 23 quilómetros da cidade de Nsunga, no extremo noroeste da Tanzânia, perto do lago Vitória.

Testemunhas ouvidas pela agência France Presse em Bukoba, nas margens do lago e próxima do local do epicentro, deram conta de danos materiais, nomeadamente edifícios que desabaram. Os sismos não são raros na região dos Grandes Lagos, mas são geralmente de menor magnitude.