O tenista suíço Stanislas Wawrinka sagrou-se campeão do US Open após vencer na final o número um do ranking mundial, Novak Djokovic. Trata-se um feito histórico, porque é o primeiro tenista fora do Big Four (Djokovic, Federer, Nadal e Murray) a vencer três Grand Slams. Já tinha vencido o Open da Austrália em 2014 e o Roland Garros em 2015. Wawrinka, que ocupa atualmente a terceira posição no ranking ATP, venceu o sérvio por três sets a um, num jogo que durou perto de quatro horas.

Djokovic ainda começou bem no primeiro set, mas apenas o venceu no tie-break (desempate). A partir daí, foi o suíço a levar a melhor. Venceu o segundo set por 6/4, mas no terceiro teve de se esforçar mais, para vencer o sérvio por 7/5. O jogo seguiu para o quarto set já com Djokovic em visíveis dificuldades — teve de pedir apoio médico duas vezes mas nem isso lhe valeu. Wawrinka acabou por vencer 6/3 e sagrou-se campeão do US Open.

Roger Federer até arranjou uma alcunha para Stanislas Wawrinka: Stanimal. Agora, o suíço já só precisa de vencer o torneio de Wimbledon para ficar com os quatro Grand Slams no seu palmarés. Veja, na fotogaleria em cima, os principais momentos do jogo que roubou ao sérvio Djokovic o 13.º Grand Slam da carreira.

O suíço celebrou a vitória no Twitter com champanhe:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR