Anunciado como especialmente adaptado para enfrentar as mais duras condições e exigências da circulação em meio urbano, o Karl Rocks é a nova proposta da Opel destinada ao segmento dos citadinos. Será oficialmente revelado já no início de Outubro, no Salão de Paris, chegando a Portugal ainda antes do final do ano em curso.

Como a sua própria designação indica, e à semelhança do que acontece com o Adam, o Karl Rocks destaca-se, desde logo, pela sua aparência exterior ao melhor estilo SUV. Aqui se evidenciando elementos como as barras de tejadilho, os pára-choques mais volumosos, as protecções em plástico dos guarda-lamas, embaladeiras e pára-choques, ou as jantes de liga leve de 15” de desenho exclusivo.

Mas a afinidade com o universo SUV não se limita ao estilo. O Karl Rocks conta, também, com uma suspensão específica, que incrementa em 18 mm a altura ao solo, o que não só garante uma posição de condução mais elevada (com as vantagens daí decorrentes em termos de visibilidade), e um melhor acesso ao habitáculo, como permite ao modelo enfrentar alguns obstáculos que se lhe podem deparar em cidade (como pisos em mau estado de conservação, ou até os buracos que insistem em povoar as ruas das nossas principais metrópoles), assim como circular por estradas não asfaltadas com outro à-vontade.

O espírito mais aventureiro deste SUV para a cidade estende-se igualmente ao habitáculo. Os bancos são forrados num estilo exclusivo, com uma textura inspirada nos favos de mel, as embaladeiras dianteiras contam com protecções em plástico e foi adoptado um acabamento brilhante para o painel do tablier que enquadra o sistema de infoentretenimento (estando disponíveis o rádio R300 ou o R4.0 IntelliLink, já com integração de smartphones através de Apple Carplay ou Android Auto e sistema OnStar de apoio em viagem e chamada de emergência).

O equipamento de série é semelhante ao conhecido do Karl “normal”, incluindo elementos como o Modo City para a direcção (que a torna mais leve em cidade), os sensores de estacionamento traseiros ou o cruise control com limitador de velocidade. De resto, mantém-se intocada a funcionalidade de um modelo capaz de oferecer um generoso espaço habitável, e uma bagageira que, graças ao rebatimento assimétrico do banco traseiro, pode chegar aos 1013 litros de capacidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR