Franz Beckenbauer, uma das maiores figuras da história do futebol alemão, recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador, verba não declarada às autoridades e presumivelmente relacionada com o Mundial 2006.

Depois de notícia difundidas pelo Der Spiegel, a federação alemã confirmou que Beckenbauer, presidente honorário do comité organizador do Campeonato do Mundo organizado pela Alemanha, recebeu, antes da competição, dinheiro da empresa Oddset, patrocinadora da federação.

O ‘kaiser’ assumiu antes do Mundial 2016 que o cargo era honorário e, como tal, não remunerado.

Este pagamento adensa as suspeitas de corrupção em torno do Mundial alemão, na sequência do pagamento de 6,7 milhões de euros, em circunstâncias não esclarecidas, feito pelo antigo presidente da Adidas, Louis Dreyfus, à FIFA.

As autoridades suíças estão a investigar Beckenbauer e os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger por presumível lavagem de dinheiro e peculato, entre outras.

O tribunal de Frankfurt, na Alemanha, também tem aberto um caso contra os antigos dirigentes e o antigo secretário-geral, Horst Schmidt, por suposta evasão fiscal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR