Corria o rumor de que a Google estava a ponderar deixar cair a marca Nexus e que esta estava prestes a ganhar uma nova cara e um novo nome. Hoje foi lançada uma nova versão, não oficial, do Google Launcher mas… com outro nome. O Pixel Launcher é o nome escolhido para aquela que se crê assim ser a nova marca de smartphones da Google.

No final de agosto, duas fontes internas da empresa confirmaram ao site AndroidCentral que a marca Nexus iria sofrer grandes mudanças na maneira como era conhecida. O lançamento do Pixel Launcher veio quase garantir que a mudança de nome é certa e que os novos smartphones da empresa serão apresentados também com o nome Pixel.

As novidades presentes na versão não oficial passam por pequenas mudanças de visual. De momento, não existe o tradicional atalho no ecrã para ir até ao menu de aplicações. Este menu surge agora através de um simples deslize.

Foi através do Twitter da LlabTooFer, uma empresa de ROMs (versões modificadas e não oficiais do sistema operativo Android), que as primeiras imagens do Pixel Launcher surgiram na internet.

Também a aplicação Google Calendar está mais integrada no sistema da própria empresa. O símbolo da aplicação vai agora mudando consoante o dia do mês definido no telemóvel, criando assim o efeito já visível no calendário do sistema operativo concorrente, o iOS.

O lançamento oficial do Pixel Launcher e dos novos smartphones da gigante Google serão apresentados dia 4 de outubro.

Texto editado por Filomena Martins

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR