O Indexante dos Apoios Sociais (IAS) vai ser atualizado no próximo ano de acordo com a inflação, noticia, esta terça-feira, o Jornal de Negócios, o que significa que subsídios como o de desemprego vão aumentar e mais pessoas terão acesso a outras prestações sociais.

Introduzido em 2007, o IAS está congelado nos 419,22 euros desde 2009. Ao fim de sete anos vai ser atualizado de acordo com a inflação (excluindo habitação), em sede de Orçamento do Estado, confirmou o Ministério do Trabalho ao mesmo jornal. O valor exato do aumento só será conhecido no final do ano, mas as previsões dos bancos contactados pelo Jornal de Negócios apontam para uma inflação de 0,7%, o que, a confirmar-se, representaria um aumento do IAS na ordem dos 2,93 euros.

Este indexante serve de referência para a atribuição de inúmeras prestações sociais. No caso do subsídio de desemprego influencia mesmo o montante a atribuir, no caso de outros apoios — como bolsas de ação social, abono de família, isenção de taxas moderadoras, rendimento social de inserção — define o “público-alvo”, na medida em que é com base nesse montante que se definem tetos de rendimento para receber os mais variados apoio. No caso das taxas moderadoras, por exemplo, uma das condições de isenção é a da insuficiência económica e que é considerada sempre que o rendimento médio mensal de um utente (considerando todo o agregado familiar) seja igual ou inferior a 1,5 vezes o IAS (628,83 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR