Já todos passámos pela situação de, durante a limpeza da caixa de correio, apagar um email que não era para ser eliminado. Depois de confirmar que é para mandar fora, o cérebro acorda e o pânico instala-se. Para prevenir estas situações de stress, aqui ficam alguns passos que pode seguir para tentar recuperar esse email importante que apagou por engano.

Utilizando o Gmail

Utilizadores de uma conta normal

  1. Verifique se o email foi mesmo eliminado da pasta Lixo. No menu da esquerda existe a opção “Mais“. Depois de carregar nesse botão, aparecem várias pastas e, entre elas, está a pasta do Lixo.
  2. Durante 30 dias, todos os emails apagados devem estar nesta pasta. Caso isto se verifique, basta abrir e mover para a pasta de entrada e o assunto fica resolvido.
  3. Se o email já tiver sido apagado da pasta Lixo, então a situação já é diferente. Nesse caso, a única solução é tentar entrar em contacto com a Google através do formulário disponibilizado, explicar a situação e esperar para ver o resultado final.

Utilizadores de uma conta administrada por outra pessoa ou com uma conta que administra outras contas

Nestes casos específicos, a solução para o problema passa por fazer a recuperação de uma versão anterior da conta de email.

  1. Entrar na conta de administrador e abrir a área de utilizadores.
  2. Procurem a conta da qual o email foi apagado e carreguem no botão com três pontos que se encontra junto à conta em questão.
  3. Escolher a opção “Recuperar dados” e escolher o que é para restaurar. Confirmar e está resolvido o problema.

Utilizando o Outlook

Inicialmente deve sempre verificar a pasta de itens eliminados e ter a certeza de que o email apagado não está lá. Se estiver, basta só mover novamente para a caixa de entrada.

Caso o email não esteja nessa pasta, ainda não é o fim do mundo.

  1. Na pasta de itens eliminados existe uma opção de recuperar. Basta selecionar essa função e todos os emails que o Outlook ainda conseguir recuperar serão colocados na pasta de itens eliminados ou na caixa de entrada (dependendo da versão do Outlook que esteja a utilizar).
  2. Depois de este processo estar concluído basta procurar pelo email desaparecido e colocar o mesmo na caixa de entrada.

Para os utilizadores de iOS e Mac

No caso de o email ter sido apagado no iPhone, não mexam em mais nada depois de o eliminarem. O iPhone tem uma opção que, ao abanar o dispositivo, cancela a ultima função que o aparelho efetuou. Neste caso, se o aparelho for abanado assim que o email é apagado, o que o iPhone vai fazer é recuperar a mensagem como se nada fosse.

Caso já tenha realizado alguma ação depois de eliminar o email, o que há a fazer é utilizar a função de pesquisa do iPhone (esta medida serve tanto para o iPhone como para o Mac), basta pesquisar pela mensagem em questão e depois de a encontrar basta abrir e escolher para onde a quer mover. Para facilitar aqueles que possuem várias contas configuradas, existe a opção de colocar a pasta de eliminados como uma pasta universal para todas as contas, assim torna-se mais fácil encontrar o desaparecido em questão.

Para utilizadores de Android e Windows

Os procedimentos para estes dois sistemas não diferem muito dos que já foram descritos anteriormente. O Android não possui, por norma, a opção de abanar para anular a ultima ação. Neste caso resta apenas pesquisar o email e tentar mover o mesmo para a caixa de entrada.

Em computadores com Windows, o processo de pesquisa está dependente das aplicações de email que cada um utilizar para a gestão das contas. O processo será igual ou semelhante, basta pesquisar e mover para a pasta correta.

No caso de nenhuma das dicas acima se encaixar na situação em questão, a única solução é mesmo entrar em contacto com os responsáveis pelo cliente de email do utilizador, explicar a situação e tentar resolver o problema desta maneira.

Texto editado por: João Cândido da Silva