Após o lançamento do iOS 10, a aplicação de mensagens da marca da maçã começou a ser um dos assuntos mais comentados do momento. As alterações foram mais que muitas e agora as iMessages permitem partilhar quase tudo ao gosto do utilizador.

Vamos então ver tudo o que a Apple decidiu implementar para dar uma nova vida às tradicionais mensagens.

Expresse-se através do toque

Como já deve ter reparado, ao lado do espaço utilizado para escrever, surgem agora outros símbolos. Um deles é um coração com dois dedos que abre um novo leque de funcionalidades. Depois de carregar nesse símbolo depara-se com um espaço preto onde pode dar asas à imaginação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

iMessage 1 iMessage 15

Se aumentar o espaço, ganha mais liberdade para as novas funcionalidades mostrarem o verdadeiro potencial. Neste separador pode aproveitar para personalizar ao máximo o que vai enviar escrevendo com a cor que quiser e com a própria caligrafia. Depois de a mensagem ser enviada, o recetor pode ver todo o processo de criação, dando a sensação de que está a acontecer em tempo real.

iMessage 13 iMessage 12

Mas ainda neste espaço pode fazer muito mais. Tem à disposição funcionalidades de toque que permitem, por exemplo, enviar um beijo ou até o bater do coração para que a pessoa saiba como se está a sentir através de uma animação. Se tocar no ecrã, surgem uns pequenos círculos (que podem ter a cor que quiser). Se pressionar a área com um só dedo verifica que aparece uma bola de fogo animada que pode ser enviada.

Se carregar com dois dedos no ecrã, começam a aparecer beijos que pode aproveitar para enviar aquela pessoa especial, sempre dá um toque diferente à mensagem. Mas, se preferir ser mais sentimental, pressione com dois dedos o ecrã e o ritmo cardíaco aparece numa animação em forma de coração, apenas não deslize os dedos para baixo porque isso acaba por o deixar partido ao meio.

iMessage 9 iMessage 7

Mas, e quem não é grande artista?

As novidades não são só estas

Se não é uma pessoa com dotes artísticos e muito interessada em partilhar o que lhe vai no coração, o iMessage permite dar um toque pessoal às tradicionais mensagens escritas. Escreva uma mensagem normal e depois abra o teclado de emojis. Reparou que algumas letras ficaram destacadas? Pois, aqui está uma outra funcionalidade. Se carregar em cima das letras em destaque estas acabam por se transformar no emoji que as ilustra.

iMessage iMessage

Mas, depois de deixar tudo mais divertido, vai enviar a mensagem normalmente? Claro que não. Também o tipo de envio pode ser ao seu gosto. Basta pressionar a seta azul de enviar e surge um novo leque de opções.

Uma mensagem estrondosa, enviada com força, suavemente ou até mesmo invisível, são as opções que a Apple oferece para personalizar o envio da mensagem. A maneira como a enviar é a maneira como ela será recebida. No caso da tinta invisível, a mensagem fica impossível de ser lida até que alguém lhe passe o dedo por cima, o que proporciona um extra na segurança caso não queira que a pessoa ao seu lado leia o que está a escrever.

iMessage iMessage

Se acha que é pouco, saiba que também o fundo da mensagem pode ser personalizado antes de a enviar. Entre balões, luzes, estrelas e até fogo de artificio, enviar uma mensagem especial torna-se cada vez mais fácil. No local onde escolhe o tipo de envio que quer fazer, consegue ver um outro separador com o nome “Ecrã”. É aqui que, deslizando o ecrã, pode escolher o fundo que deseja enviar em conjunto com a mensagem. É uma maneira original de desejar um feliz aniversário ou de congratular alguém.

iMessage iMessage

Mas não é só esta a interação que pode ter com as mensagens

Tal como os envios das mensagens ficaram diferentes, também a receção tem algumas novidades. Se não souber o que responder, ou então quiser dar uma resposta sem escrever nada, basta pressionar a mensagem que recebeu e surge um novo menu. Algo que faz até lembrar o que já se pode fazer no Facebook, mas com o toque da Apple.

iMessage iMessage

Assim consegue expressar um pouco o que está a sentir sem ter que escrever alguma coisa. Por cima da mensagem aparece a sua reação que também é visível para a pessoa com quem está a falar.

E é tudo à base das animações?

Não. Há mais do que animações. Se quiser partilhar uma música com alguém está agora à distância de uns toques. No símbolo ao lado do coração com dois dedos, consegue aceder a diversas aplicações (que pode fazer o download diretamente na aplicação de mensagens), uma delas é a aplicação de Música. Depois de abrir esta nova funcionalidade e escolher a aplicação de música, basta escolher o que quer partilhar e enviar. A pessoa que receber a mensagem pode ouvir diretamente o que partilhou e até fazer o download da canção.

iMessage iMessage

Com estas mudanças ao nível da personalização, a aplicação de mensagens da empresa de Cupertino tornou-se uma novidade que está a fazer furor por todo lado. Foi uma mudança grande mas que parece ter sido muito bem recebida por parte dos utilizadores.

Texto editado por: João Cândido da Silva