O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, profere, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o discurso sobre o estado da União.

Este discurso assinala o início do diálogo entre Conselho, Comissão e Parlamento, previsto no Tratado de Lisboa, com vista à elaboração do programa de trabalho da Comissão para 2017.

“O Presidente Juncker fará o balanço dos objetivos alcançados e apresentará as prioridades para o próximo ano [e] descreverá também a forma como a Comissão enfrentará os desafios da União Europeia”, refere um comunicado divulgado pela representação em Portugal do órgão executivo da União Europeia.

Segundo a representação da CE em Portugal, o discurso — transmitido em direto em www.ec.europa.eu/soteu nas 24 línguas oficiais será seguido de debate com os eurodeputados em sessão plenária.

Jean-Claude Junker apresenta o estado da União dois dias antes de se reunir, em Bratislava, numa cimeira informal com 27 líderes da UE — o Reino Unido fica de fora depois do referendo de junho que ditou o divórcio do bloco europeu (o chamado ‘Brexit’) — para debaterem o futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR