786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cientistas estiveram duas semanas cercados por ursos polares no Ártico

Este artigo tem mais de 5 anos

Um grupo de cientistas esteve durante duas semanas cercado por mais de uma dezena de ursos polares, sem poder sair da estação meteorológica no Ártico, onde se encontravam numa expedição.

É proibido caçar ursos polares na Rússia desde 1956
i

É proibido caçar ursos polares na Rússia desde 1956

AFP/Getty Images

É proibido caçar ursos polares na Rússia desde 1956

AFP/Getty Images

Cinco cientistas estiveram durante duas semanas presos dentro de uma estação meteorológica na ilha de Troynov, no Ártico, devido a uma família de ursos polares que cercava as instalações. Eram dez ursos adultos e quatro crias, que mantiveram a estação sob vigilância permanente, impedindo a equipa de investigadores de sair da ilha.

Um dos cientistas que estiveram encurralados, Vadim Plotnikov, explicava, ainda a partir da ilha, à agência russa Tass: “Uma ursa tem dormido debaixo da janela da estação desde a noite de sábado. É perigoso sair porque estamos a ficar sem meios de assustar os predadores”. Por isso, tiveram de ser canceladas algumas das observações meteorológicas.

O cerco começou no dia 31 de agosto, quando um urso comeu um dos cães da estação meteorológica. Desde aí, o grupo de ursos nunca mais saiu do local, acreditando que haveria mais alimento ali. Entretanto, os cinco cientistas gastaram todos os sinalizadores pirotécnicos que tinham para assustar os ursos e o próximo barco que podia levar-lhes apoio, mais material e cães só chegaria dentro de um mês.

A situação acabou por se resolver quando uma expedição, a Akademik Tryoshnikov, que passava perto da ilha, enviou um helicóptero para Troynov com cães e sinalizadores, e outro material utilizado pelos investigadores que trabalham no Ártico para afastar predadores. De acordo com um responsável das autoridades russas, o trabalho de investigação meteorológica já foi completamente retomado, após o afastamento dos ursos polares das imediações da estação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é a primeira vez que acontece uma situação destas na ilha de Troynov, “porque os ursos já habitavam na ilha antes de os humanos lá trabalharem”, destaca Vassiliy Shevchenko, líder do serviço que gere as expedições russas no Ártico.

O urso polar, uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo — sobretudo devido ao degelo das calotas polares –, é protegido pela Rússia, e a sua caça é proibida desde 1956. Há entre 20 mil e 25 mil ursos polares no mundo, sendo que cerca de 6 mil habitam no Ártico russo. Se não tivessem sido apoiados pela expedição, os cientistas conseguiriam libertar-se do cerco no final de outubro, quando as águas junto à costa congelam e o território da ilha se expande. Nessa altura, os ursos iriam para outro lugares à procura de alimento.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos