O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, exonerou esta sexta-feira os ministros da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, da Juventude e Desportos, Manuel Gonçalves Muanduma, e o governador da província do Huambo, Kundi Paihama.

Uma nota da casa Civil da Presidência da República distribuída à imprensa refere que foram igualmente exonerados o secretário de Estado dos Desportos, Albino da Conceição, secretário de Estado para a Reinserção Social, Mateus Ângelo, e a secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Neto.

As exonerações estenderam-se ainda ao secretário de Estado do Orçamento, Alcides Safeca, e o secretário de Estado do Tesouro, João Quipipa.

O Presidente angolano procedeu igualmente às nomeações de Manuel Gonçalves Muanduma, para o cargo de ministro da Assistência e Reinserção Social, e de Albino da Conceição, para a pasta da Juventude e Desportos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kundi Paihama foi nomeado governador da província do Cunene, em substituição de António Didalelwa, recentemente falecido por doença, tendo João Baptista Kussumua sido nomeado governador da província do Huambo, deixando a pasta da Reinserção Social que ocupava desde 2002.

O chefe de Estado angolano nomeou Ana Paula Neto para o cargo de secretária de Estado para os Desportos, Ana Paula Victor, secretária de Estado para a Reinserção Social, Aia-Eza da Silva, secretária de Estado do Orçamento, e Mário do Nascimento, secretário de Estado do Tesouro.

Esta é a segunda remodelação governamental que aconteceu em cerca de 15 dias, depois de, entre outras mexidas, ter sido exonerado o anterior ministro das Finanças, Armando Manuel, e nomeado em sua substituição, Archer Mangueira.