Numa altura em que a Mercedes se apresta a revelar a Classe E All Terrain (versão mais polivalente da sua carrinha de maior porte) no Salão de Paris, e a Audi terá em processo de desenvolvimento a nova A6 Allroad, a Volvo não quis perder tempo. Pioneira, há já duas décadas, no segmento das carrinhas de grandes dimensões com capacidades off road acrescidas, a marca sueca deu já a conhecer as primeiras imagens oficiais da nova V90 Cross Country, mas não acrescentando muito aos pormenores técnicos já conhecidos, limitando-se a insistir no início de produção do modelo já no Outono.

Completando a oferta da nova V90, a V90 Cross Country pretende ser um automóvel “todos os caminhos”, capaz de combinar elevados níveis de luxo, requinte e performance com uma capacidade inquestionável para se aventurar por outros pisos que não o asfalto. Por contar, de série, com uma maior altura ao solo, um chassi optimizado para garantir conforto e capacidade de progressão sobre qualquer tipo de superfície, as habituais protecções de carroçaria e, não menos importante, tracção integral de série, tudo aponta para que seja proposta, pelo menos numa fase inicial, com os mesmos motores que, na V90 normal, se combinam com o sistema AWD: D5 (2.0 turbodiesel de 235 cv e 480 Nm), T6 (2.0 turbo com injecção directa de gasolina, 320 cv e 420 Nm) e T8 (motorização híbrida plug-in com um rendimento combinado de 407 cv e 640 Nm).

Mais detalhes sobre um modelo que garante oferecer níveis referenciais de segurança, robustez e durabilidade serão, então, conhecidos mais próximo da sua data de lançamento comercial. Até lá, fica a garantia de um interior sumptuoso, que inclui todas as virtudes já conhecidas dos S90/V90, e que pode adoptar uma postura mais elegante ou mais aventureira.