Desde que, nos EUA, rebentou o escândalo das emissões dos motores diesel, cedo a VW delineou uma estratégia para enfrentar a crise, da qual faz parte o lançamento de nada menos do que 30 novas propostas totalmente elétricas até 2025. Este futuro electrificado do maior construtor europeu promete começar a tomar forma já no início de Outubro. A marca de Wolfsburg divulgou algumas imagens do seu novo automóvel eléctrico, a revelar no Salão de Paris, que abre portas no primeiro dia do mês que aí vem.

Para já, trata-se apenas de um protótipo, sobre o qual nenhuma informação foi revelada. Mas é de fazer notar o paralelismo que a VW faz entre esse protótipo e o Carocha original, e o facto de este último se ter tornado no automóvel mais vendido do século passado. Não se coibindo, até, de antecipar que o seu novo eléctrico, por encerrar um conceito de veículo totalmente novo, terá todo o potencial para fazer história.

Certo é que, pelas imagens divulgadas, é possível perceber que o novo modelo eléctrico da VW adopta um design totalmente diferente de todas as suas actuais propostas, para destas se distinguir de forma imediata e evidente. Quanto ao resto, é de esperar uma autonomia alargada (entre 400 km e 500 km, o recurso à plataforma modular MEB para automóveis eléctricos (o que lhe permitirá oferecer o espaço de um Passat com as dimensões exteriores de um Golf) e o lançamento comercial algures entre 2018 e 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR