Os copos de plástico são, a par das toalhas aos quadrados e das cestas de vime, uma das imagens típicas dos piqueniques. Ou das festas de aniversário. Mas esse cenário irá mudar em França, a partir de 2020, já que os produtos de plásticos foram proibidos pelo Governo.

A notícia, adiantada pela Associated Press, explica que a par dos copos, também pratos e talheres de plástico vão ser banidos até 2020. Assim, o Governo dá a todos os produtores quatro anos para poderem arranjar uma nova solução para desenvolver produtos feitos totalmente de materiais biológicos.

Esta proibição surge depois de, em julho, o governo francês ter banido os sacos de plástico.

Eamonn Bates, o secretário-geral da Pack2Go, representante dos fabricantes de embalagens europeus, afirmou à AP que pediram à Comissão Europeia para tomar “a decisão certa”, ou seja, “medidas legais contra França” por ter infringido a lei europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bates explica ainda que não há provas de que o material feito de produtos biológicos tenha menos impacto do que os produtos de plástico.

O secretário-geral da Pack2Go afirmou ainda que esta medida só vai fazer com que as pessoas pensem que podem “deixar estes novos produtos na natureza depois de serem usados, porque são ‘bio-degradáveis’. É um absurdo”, afirmou Bates, acrescentando ainda que esta medida pode “tornar o problema da poluição mais grave”.

A proposta foi apresentada pelo Partido Ecológico-Os Verdes ao Parlamento francês.