António Costa não vai participar no evento organizado pelo PS Lisboa, que se realiza esta sexta-feira e sábado, na capital. O evento vai contar com a intervenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates logo no dia 23. Já o nome primeiro-ministro não consta do programa e o Observador sabe que António Costa não foi sequer convidado. O convite foi feito diretamente à própria Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta no largo do Rato.

Não está Costa, mas está José Sócrates — e com direito a lugar de destaque. O ex-primeiro-ministro abre o painel de oradores com uma intervenção sobre Política Externa e Globalização.

A Universidade de Verão está a ser organizada pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas e pela JS da departamento feminino da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS. Do programa constam ainda as intervenções de Fernando Medina e Duarte Cordeiro, presidente e vice-presidente da Câmara de Lisboa, e de dois ministros socialistas: Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, e Adalberto Campos Fernandes, da Saúde. Está também confirmada a presença de alguns deputados eleitos pelo PS e da número dois de Costa no PS, Ana Catarina Mendes, que falará na sessão de encerramento. Mas o mesmo não se pode dizer do líder socialista.

Ao jornal Público, Susana Armador, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, justifica a ausência de Costa com a importância do evento. “As nossas ações normalmente têm pequena escala”, refere a dirigente socialista.

Apesar de ter tido uma agenda de eventos públicos preenchida desde que deixou a prisão de Évora — normalmente como protagonista de conferências para que foi convidado –, José Sócrates ainda não tinha participado num encontro de índole partidária. Esta sexta-feira, o ex-primeiro-ministro volta a ter um palco político para a sua intervenção pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR