José Sócrates é um dos convidados da Universidade de Verão do PS em Lisboa, uma das iniciativas que marcam a rentrée dos socialistas. Trata-se de uma iniciativa promovida pela JS de Lisboa e pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, que decorre nos próximos dias 23 e 24 (sexta-feira e sábado) em Lisboa.

Do programa, que conta com mais de uma dezena de oradores, destaca-se a presença do antigo primeiro-ministro, que será o primeiro a intervir no ciclo de conferências. Sócrates encerra os trabalhos de sexta-feira com uma conferência sobre “Política Externa e Globalização”.

Desde que saiu da prisão, em setembro do ano passado, Sócrates tem feito várias aparições públicas, mas sempre fora das iniciativas oficiais do Partido Socialista, e nem esteve no congresso do partido. Esteve com António Costa na inauguração do Túnel do Marão, em maio, mas o primeiro-ministro nem se deixou fotografar ao lado de Sócrates. Na altura, o antigo primeiro-ministro disse que o momento assinalou o regresso à “decência democrática”.

A participação de Sócrates na conferência do próximo fim de semana — em que não estará presente António Costa — marca o regresso do antigo líder do partido às iniciativas do Partido Socialista, que tem evitado ao máximo as ligações com a Operação Marquês.

O programa da Universidade de Verão conta ainda com conferências de dois ministros — José Vieira da Silva e Adalberto Campos Fernandes –, dos deputados Alexandre Quintanilha, Diogo Leão e Wanda Guimarães, do presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, e da secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR