Um estúdio holandês de design criou uma casa que pode dividir-se em duas partes totalmente independentes. Embora tenha sido batizada por Omar Kbiri, especialista em cultura pop e profissional das relações públicas, com o nome de “Casa Pré-nupcial”, o mercado está a olhar para a habitação com outros olhos: é uma boa opção para casais em processo de divórcio, que não queiram discutir a posse da casa. Mas têm de esperar até 2017.

Tudo começou quando Omar Kbiri e a namorada decidiram viver juntos em vésperas do casamento. Em conversa com familiares e amigos, entenderam que a dificuldade não estava em encontrar uma casa enquanto o amor durava: estava em desfazer-se da casa quando o amor se esgotava. Com a intenção de “tornar o processo de divórcio menos doloroso”, conforme explicou o arquiteto Xander den Duijn ao El Pais, Omar contactou o estúdio OBA com a ideia de “desenhar uma vivenda que se pudesse dividir em dois”.

Há mercado, garante o estúdio: a elevada taxa de divórcio prova-o. E mesmo que a separação não seja definitiva, os módulos da casa podem voltar a juntar-se. Enquanto quiserem estar afastados, os membros do casal concordam em ser vizinhos, mas vivendo rotinas independentes. Isso é possível porque todas as divisões estão preparadas para assumir outras funções além das originais: uma casa de banho, por exemplo, pode ser transformada em cozinha.

O estúdio holandês crê que os mercados húngaro, português e belga são os mais férteis a este tipo de negócios. A casa pode ser instalada em terra ou na água e “solucionaria problemas de convivência de casais separados, mas também ajudaria outros tipos de família com necessidades novas e modernas”, descreve o estúdio OBA. É feita de fibra de carbono e madeira semitransparente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR