Depois da apresentação da variante fechada, a Aston Martin confirmou já, para 2018, a uma versão roadster do DB11, que terá a designação Volante.

As fotos divulgadas pelo próprio fabricante permitem perceber que o futuro DB11 Volante não divergirá muito, em termos de linhas, da versão fechada, à excepção de pequenas alterações na traseira. Já na secção dianteira, a qual não aparece nas imagens dadas a conhecer, prevê-se que pouco ou nada mude.

Novidade é, pelo contrário, a opção da marca por uma capota em lona, em detrimento de uma estrutura mais pesada e de accionamento mais complexo, o que, no entanto, não impedirá que o Volante venha a ser mais pesado que o DB11 fechado – desde logo, devido aos reforços que é preciso realizar na estrutura.

Esta solução deverá, por outro lado, acarretar custos em termos de prestações e consumos, com o DB11 Volante – ao que tudo indica, equipado o mesmo V12 5,2 litros twin-turbo com 608 cv e 700 Nm do coupé – a registar, certamente, valores ligeiramente mais elevados, por exemplo, na aceleração dos 0 aos 100 km/h. Segundo prevê a Autocar, a rondar os 4,3 segundos, e com uma velocidade máxima superior a 300 km/h.

Sobre a mesa está ainda a possibilidade da marca inglesa utilizar neste modelo o 4.0 V8 biturbo da Mercedes, o mesmo que anima o novo AMG GT, que poderia atingir entre 500 e 550 cv e assegurar vantagens no capítulo dos consumos e das emissões poluentes.

O futuro Aston Martin DB11 Volante também deverá custar significativamente mais que os cerca de 180.500€ pedidos pelo coupé. Mas, também isso, só deverá ficar a saber-se perto do lançamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR