A Coreia do Norte realizou um teste bem-sucedido de um novo foguetão, anunciou esta terça-feira a imprensa estatal do país. O engenho vai dar ao país “a capacidade suficiente para lançar vários tipos de satélite, incluindo um de observação da Terra à escala mundial”, especificou a agência noticiosa KCNA.
O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste subterrâneo no Centro Espacial Sohae, cujo objetivo era “confirmar a função da câmara de combustão, a exatidão do funcionamento das válvulas e os sistemas de controlo e fiabilidade do motor durante o tempo de funcionamento de cerca de 200 segundos”, acrescentou a agência.
O êxito do fabrico do motor, que alcançou “os valores estimados” durante o teste, dá à Coreia do Norte a capacidade para lançar vários tipos de satélites, incluindo de observação da Terra, como parte do programa espacial de cinco anos do regime, destacou a KCNA. Kim apelou aos dirigentes, cientistas e técnicos para “finalizarem os preparativos para o lançamento do satélite assim que possível”, indicou a agência.
Acredita-se que a Coreia do Norte possa celebrar o 68º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, no dia 10 de outubro, com o lançamento de um satélite. O líder norte-coreano apelou ainda ao lançamento de mais rockets de modo a transformar o país num “possuidor de satélites geoestacionários nos próximos dois anos”.
Esta tratou-se da primeira aparição pública de Kim noticiada pelos meios de comunicação estatais desde que Pyongyang fez o quinto ensaio nuclear a 9 de setembro. A Coreia do Norte foi alvo de cinco “pacotes” de sanções das Nações Unidas desde que testou pela primeira vez um dispositivo nuclear, em 2006, mas insiste que vai continuar.
A KCNA não indicou a data do teste, mas é habitual que os meios de comunicação social estatais relatem as atividades de Kim com um dia de atraso. O teste acontece depois de a Coreia do Norte ter, no início do mês, anunciado que conseguiu testar, com êxito, uma ogiva nuclear que pode ser colocada num míssil, e segue-se a uma série de lançamentos de mísseis balísticos.