Dois filhos na mochila

Desvio de rota e festa de anos no deserto de Atacama

Depois do Lago Titicaca, a quatro mil metros de altitude, fomos forçados a fugir para o litoral por motivos de saúde. Em San Pedro de Atacama, vimos géiseres e festejámos o aniversário de mãe e filha.

Nas Ilhas dos Uros (Lago Titicaca), o Manel fez o seu charme às nativas.

Esta foi uma semana de sentimentos contraditórios. Por um lado, passámos pelos ambientes mais exóticos até aqui, tanto ao nível dos povos como das paisagens, e celebrámos a vida de metade do nosso quarteto. Por outro, tivemos de fazer um desvio de rota, saltando a Bolívia, e apanhámos dois sustos que podiam ter sido bem piores. Mas vamos por partes.

Depois do ponto alto que foi Machu Picchu, tínhamos logo a seguir outro pico de interesse no Peru: as Ilhas dos Uros, no mítico Lago Titicaca. Existem várias ilhas a visitar no lago, mas, por economia de tempo, tinha escolhido estas por serem as mais originais, construídas sobre uma espécie de palha (totora). A visita não desiludiu, sobretudo as crianças (aos adultos, talvez nos tenha parecido demasiado “para turista”), e até tivemos direito a um passeio nos barcos típicos dos Uros, também de palha. Até aqui a coisa parecia um pouco postiça: o barco de palha era literalmente empurrado por uma lancha a motor.

Foi aqui que surgiu o problema maior. Já tinha contado que os meus sogros tinham vindo passar connosco um par de semanas. E estava a ser ótimo, sobretudo para as crianças, que há muito não viam caras familiares que não os pais. Mas o mal da altitude, que já tinha atormentado a minha sogra em Cusco (a 3.600 metros), atacou-a com muito mais força no Lago Titicaca (que chega aos quatro mil), obrigando a uma visita de emergência ao hospital público de Puno, um lugar com condições de higiene sofríveis e cheio de senhoras de tranças e trajes típicos (uma experiência imersiva, como agora se diz). Sabíamos à partida que a altitude podia afetar qualquer de nós e era impossível prever como cada um reagiria, até lá chegarmos, mas não esperávamos ver sintomas tão fortes, que nos assustaram a sério.

Estava combinado que nos separaríamos por uns dias: nós continuávamos para a Bolívia, onde o percurso subia até aos cinco mil metros, e os sogros contornavam pelo litoral. Mas, com um quadro clínico que exigia vigilância, a Maria, que ainda para mais é enfermeira, não quis deixar os pais seguirem sozinhos e lá fomos nós também.

Eu sabia que era a decisão certa a tomar. A saúde e a união da família acima de tudo. E “se fosse a tua mãe, tu farias o mesmo”. Sabia-o bem. Mas a minha veia quadriculada de menino mimado (sou o benjamim, isso explica muito) não me tirava da cabeça o Excel do percurso previsto, que me tinha levado um ano a estudar minuciosamente, as paisagens de vulcões e lagoas coloridas que já não íamos ver, e as divertidas fotografias em perspetiva no Salar de Uyuni que já não íamos tirar. E o engraçado é que nem tinha sido por causa dos miúdos, como acharíamos mais provável.

Entrei em negação (eufemismo para amuo) nos poucos dias em que percorremos Arequipa, a segunda maior cidade do Peru, Tacna e Arica, a primeira cidade no norte do Chile. Tudo me parecia aborrecido, desde as cidades em si até à escolha de hotéis e a ementa dos restaurantes, ao ponto de perder o apetite (algo para lá de estranho em mim). Cheguei até a ser indelicado um par de vezes, e a levar cartão amarelo da digníssima esposa. Pensava que por algum motivo não fazia férias com os meus pais e irmãos (a bem da nossa relação) desde os 18 anos, e em como tinha ficado aliviado quando os nossos melhores amigos não morderam o isco do nosso desafio a virem ter connosco. Como nos solteiros de longa data, também numa viagem uma pessoa habitua-se a fazer as coisas à sua maneira e a adaptação a novas companhias custa sempre. E eu até tenho uma excelente relação com os meus sogros! Ou tinha, até lerem esta crónica…

Ao chegar a uma destas cidades, esqueci-me da minha mochila no táxi, quando vínhamos do terminal de autocarros às quatro da manhã. Ficar sem o portátil e os passaportes, entre outras coisas menores, seria muito mais grave do que qualquer desvio na rota. No hotel, não nos deram qualquer esperança: “Era um táxi dos oficiais, que estão dentro do terminal?” E nós, que tínhamos ido mais longe para poupar 50 cêntimos: “Não, era da rua.” “Então esqueçam, nunca vai voltar”, garantiram. Mas o taxista voltou umas horas depois, devolveu a mochila e pedinchou uma recompensa. Só horas depois vimos que o bandido nos tinha ficado com a máquina fotográfica e uns carregadores, mas o essencial tinha voltado.

Em San Pedro de Atacama, retomámos o programa previsto e regressou a boa disposição. A vila turística é um oásis no meio do deserto, com um horizonte de vulcões (perfeitinhos, como nos desenhos) e vários passeios para fazer. Um deles fez-nos sair de madrugada para ver géiseres em atividade, e chegámos a essa zona com 17 graus negativos. Vimos animais pela primeira vez (vicunhas e viscachas, por exemplo), visitámos a aldeia de Machuca, com apenas sete habitantes, comemos espetada de lama e vimos o pôr-do-sol nas dunas do Valle de la à base de Luna.

E foi aqui que festejámos o aniversário das nossas duas meninas. Há cinco anos, a Luísa teve a pontaria de nascer no dia de anos da mãe, e a partir daí a festa passou a ser dupla. A avó tratou da decoração (à base de Frozen, claro está) e do bolo, e a festejada mais nova estava radiante. E, no último dia em que tínhamos o apoio dos avós, ainda deu para ir jantar a dois com a Maria, pela primeira vez na viagem — quem disse que não era bom ter ajuda?

Vamos agora para sul, pela costa do Chile, até Santiago. Pode ir seguindo também a nossa viagem no blogue O Verbo Ir, no Facebook e no Instagram.

Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Registo
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Registo
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)