Rádio Observador

Férias

Famílias numerosas propõem criação de licença especial para férias

A Associação de Famílias Numerosas realizou um Barómetro de Férias entre os seus associados, alguns dos quais "propõem a criação de uma licença especial para acompanhar os filhos nas férias".

Getty Images

O Barómetro de Férias da Associação de Famílias Numerosas concluiu que são 32 os dias que, em férias, os filhos passam sem a presença dos pais, pelo que existem famílias que “propõem a criação de uma licença especial para acompanhar os filhos nas férias”. Segundo a Renascença, os pais apenas conseguem passar, em média, 19 dias de férias em conjunto com os filhos.

Ana Cid Gonçalves, da Associação de Famílias Numerosa considera que esta proposta “merece reflexão e ponderação”. A mesma fonte esclarece que essa licença especial para acompanhar os filhos nas férias deve ser diferenciada da licença sem vencimento. De facto, concretiza Ana Cid Gonçalves, “muitas vezes sai mais barato um dos pais tirar licença sem vencimento do que colocar os filhos em atividades de ocupação de férias”.

As alternativas das famílias passam por colocar as crianças em casa de outros familiares ou então em casa de amigos. Segundo as famílias, as atividades propostas pelas escolas e pelos campos de férias são excessivamente caras.

Nos 19 dias de férias que os pais conseguem estar em conjunto com os filhos, a maioria da famílias opta por ficar em Portugal.

A secretária geral da Associação portuguesa de Famílias Numerosas conclui que “Portugal ainda não tem soluções que se enquadrem daquilo que são as necessidades das famílias numerosas”. Ana Cid Gonçalves revela que “há alguma oferta de apoio à família, mas relativamente às famílias numerosas têm constrangimentos e necessidades específicas que não estão acauteladas”, acrescenta.

Este primeiro Barómetro Férias 2016 baseou-se em 743 inquéritos, realizados nos meses de Julho e Agosto. As questões centraram-se nos últimos três anos de férias dos inquiridos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Férias

Suportem-se uns aos outros nestas férias /premium

Laurinda Alves
263

“Suportai-vos uns aos outros” é um abaixamento pelo outro. Pelo melhor para o outro. Uma atitude cristã, eu sei, mas vejo tantos descrentes adotarem-na que não se pode dizer que é exclusivo de crentes

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)