Júlio Machado Vaz devolveu a medalha de mérito de grau Ouro à Câmara do Porto que a autarquia lhe atribuíra em 2015. Motivo? A ausência do apoio prometido à Comunidade de Inserção Paulo Vallada, instituição de solidariedade social que dirige.
Na sua página de Facebook, Júlio Machado Vaz mostra toda a sua indignação para com um responsável da autarquia: o vereador de Ação Social Manuel Pizarro, que terá prometido informalmente ajudar a associação do psiquiatra — que recebe mães adolescentes e respetivos filhos — e que depois terá ignorado os vários pedidos para marcarem reuniões e efetivarem esse apoio. Mais: por falta de apoios, a Comunidade de Inserção Paulo Vallada vai ter de encerrar definitivamente nas próximas semanas, anunciou ainda Machado Vaz.
Se a Paulo Vallada fecha as portas no concreto, é minha obrigação defender-lhe a dignidade, de que sou um dos garantes, e que não será devolvida com as chaves. E por isso, amanhã mesmo, a minha Medalha será devolvida à Câmara. Dir-me-ão que se trata de um mero gesto simbólico. É verdade, mas por trás dos símbolos vivem ideias, maneiras de ver o mundo e de nele estar. E, quem sabe, talvez a próxima IPSS que solicitar vinte ou trinta minutos de atenção tenha mais sorte”, escreve.
Segundo o também sexólogo, os contactos com a Câmara foram iniciados há dois anos, sendo que recebeu logo resposta positiva por parte da autarquia. Mas, a partir daí, seguiu-se apenas silêncio. O pedido de apoio (e de reuniões para discutir o apoio) foi sendo renovado ao longo deste tempo, mas Machado Vaz nunca recebeu resposta do vereador Manuel Pizarro.
A associação terá agora de sair das suas instalações por falta de apoio financeiro e as jovens mães vão ser encaminhadas para outras instituições.
O vereador de Ação Social, Manuel Pizarro, disse à Lusa que a Câmara do Porto é “alheia ao facto de a Comunidade ver-se privada das suas instalações”. Ainda assim, Manuel Pizarro sublinha “a disponibilidade já assumida de ajudar a resolver os problemas de acordo com os recursos ao seu alcance. A Câmara conhece a situação e as dificuldades que atravessa a Comunidade de Inserção Paulo Vallada, que faz um valioso trabalho de proteção de mães em dificuldades e dos seus filhos”, destacou o responsável. Mas sobre a ausência de respostas a Julio Machado Vaz ou sobre a devolução da medalha, nada disse.