O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prometeu, esta quinta-feira, em Newark, que vai estar com o primeiro-ministro fora do país a comemorar o 10 de Junho junto das comunidades portuguesas “ano após ano”.

Inicialmente, o chefe de Estado tinha anunciado a intenção de celebrar o Dia de Portugal fora do país de dois em dois anos.

Mas esta quarta-feira, perante cerca de mil portugueses e lusodescendentes, num auditório em Newark, Nova Jérsia, nos Estados Unidos, o Presidente disse que as celebrações deste ano em Paris com o primeiro-ministro, António Costa, não foram “uma vez por acaso” e vão repetir-se “ano após ano”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o 10 de Junho não deixará, contudo, de ser também celebrado em Portugal, conforme aconteceu este ano, com comemorações primeiro em Lisboa e depois em França.

“Isso aconteceu não uma vez por acaso, aconteceu por uma escolha muito determinada, e vai prosseguir nos próximos anos. Estaremos os dois juntos celebrando, em Portugal território físico e em Portugal território espiritual, fora do território físico, o 10 de Junho, ano após ano”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR