Quem vive na área metropolitana de Lisboa pode beneficiar de um mês de passe gratuito para os transportes públicos. A iniciativa é lançada esta quinta-feira e está a cargo da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

A iniciativa estende-se a todos os cidadãos que vivem na AML e que “nunca tiveram cartão Lisboa Viva ou que, tendo-o, já há mais de 12 meses que não o utilizam”, informa Demétrio Alves, primeiro secretário da AML. Todos aqueles que cumprirem estes requisitos vão poder requisitar um novo cartão e carregá-lo com “vários tipos de passe: o passe intermodal e vários passes bimodais ou entre operadores”.

A oferta só é válida para esta quinta-feira, dia 22 de setembro, em que se celebra o Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana Europeia da Mobilidade e pretende alertar para a necessidade do uso de transportes públicos, mesmo que estes sejam “mauzinhos”, admite Demétrio Alves à Rádio Renascença.

“Nós temos consciência que o sistema de transportes públicos na área metropolitana de Lisboa está mauzinho em vários aspetos, principalmente nos horários mais complicados, em que há mais procura, de manhã ou ao fim do dia. Mas a solução não é que as pessoas se afastem” afirmou o representante da AML.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR