As ações do CaixaBank estavam esta manhã entre os títulos que mais caíam na bolsa de Madrid, a perder quase 4%, após o banco espanhol ter vendido 9,9% do seu capital social para comprar o BPI.

O regulador da bolsa espanhola, a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), decidiu esta manhã levantar a suspensão da negociação das ações do CaixaBank, em vigor desde que na quinta-feira o banco decidiu colocar 9,9% do seu capital que tinha em carteira à disposição de investidores institucionais.

Cerca das 10h10 em Lisboa, as ações do CaixaBank seguiam a perder 3,75% para 2,26 euros.

A operação de venda de capital próprio ascendeu a 1.322,1 milhões de euros – o que traduz o preço final de venda nos 2,26 euros – serve para reforçar a solvência do banco, numa altura em que se tornou irreversível a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada sobre o BPI.

A eliminação da limitação dos direitos de voto no BPI decidida na quarta-feira em assembleia-geral do banco português era a principal condição para que o CaixaBank finalizasse a OPA sobre a totalidade do banco português.

A limitação desses direitos dava até agora ao CaixaBank, que tem mais de 45% das ações, um poder decisório de apenas 20%, similar ao do segundo acionista, a angolana Isabel dos Santos, que detém 18,6% do capital através da empresa também angolana Santoro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR