Primeiro, um esgar no rosto, quando Cristiano se encaminha para a linha lateral. Lucas Vásquez foi a opção de Zidane para substituir o internacional português. Ronaldo cumprimentou o colega e baixou a cabeça no momento em que saía do campo.

Zidane surge logo a seguir no caminho de Cristiano Ronaldo. O português segue de cabeça baixa, e só no último instante levanta a mão para responder ao cumprimento do treinador do Real Madrid. Nunca levanta os olhos para Zidane.

As palavras que troca com um elemento do banco, ainda que tensas, não são percetíveis. Mas o desagrado do número sete do Real ficaria claro com o jogador já sentado no banco.

https://www.youtube.com/watch?v=SFaX2U0oRBI

E na altura ainda o Las Palmas não tinha marcado o segundo golo, empatando a partida e estabelecendo o resultado final. Quando isso aconteceu, Ronaldo levou as mãos à cabeça. Minutos antes da substituição, Benzema tinha aproveitado o ressalto de uma defesa a um remate de Ronaldo. O português saiu de campo sem concretizar qualquer golo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final do encontro, Zidane foi confrontado com a reação da estrela do Real Madrid. “Que fique aborrecido? Não, não creio que… vocês [jornalistas] estão a interpretá-lo de uma certa maneira. Claro que ele [Ronaldo] quer ficar sempre em campo, mas eu tenho de pensar em todos os meus jogadores, e em particular no Cristiano. Temos um jogo na terça-feira [contra o Borussia de Dortmund, para a Liga dos Campeões] e havia que tirá-lo e hoje tirámo-lo. Mas não muda nada naquilo que vamos continuar a fazer”.

Ronaldo não falou sobre o episódio. Mas a mãe, Dolores Aveiro, usou as redes sociais para mostrar o seu apoio ao craque do Real Madrid.