Dado a conhecer em 2015, então como sucessor do FF e o verdadeiro modelo de quatro lugares na oferta da marca do Cavallino Rampante, o Ferrari GTC4Lusso prepara-se agora para, já a partir do Salão de Paris, ver alargada a sua oferta. Nomeadamente, com a introdução de uma nova motorização de entrada. Até aqui disponível exclusivamente com o emblemático V12 6,3 litros que tem atravessado praticamente todos os modelos Ferrari, o GTC4Lusso vai passar a contar com um mais modesto – se é possível dizermos assim – V8 3,9 litros a gasolina. Com a novidade acrescida de acoplar dois turbocompressores, razão da inclusão no nome da letra ‘T‘.

Assim, além de ser apenas o terceiro modelo na história da marca com um motor turbocomprimido, o GTC4Lusso passa a ser também o primeiro Ferrari de quatro lugares a estar disponível com duas motorizações (V12 e V8) e o primeiro a ser proposto com dois tipos distintos de transmissão: tracção traseira (GTC4 Lusso T) e tracção 4×4 (GTC4Lusso).

Comparando com a variante equipada com o motor V12, dificilmente se poderá dizer que este V8 Twin-turbo – já premiado com o galardão de “Melhor Motor do Ano” na sua categoria, embora neste caso em versão menos potente que a existente no 488 GTB (661 cv) – fica mal na fotografia. Com menos 79 cv (610 contra 689) e mais 47 Nm (760, contra 723) que o V12, este bloco de 3.855 cm3 de cilindrada e oito cilindros em V a 90º conta com a aliciante extra resultante da inclusão de dois turbocompressores de dupla entrada, a que se junta um sistema Variable Boost Management, como forma de eliminar o turbo lag, para garantir uma plena entrega da potência entre a 3.ª e a 7ª velocidades e assegurar uma aceleração mais linear.

Em conjunto com uma caixa automática de sete velocidades, o V8 anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 m/h em não mais que 3,5 segundos, ou seja, apenas mais um milésimo de segundo que o V12. Fixando depois como velocidade máxima os 320 km/h, contra os 336 km/h do bloco maior.

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Ainda segundo os (poucos) dados divulgados – a marca pretende guardar algumas informações para a apresentação mundial, durante o próximo Salão de Paris –, o GTC4Lusso T pesará cerca de 80 kg menos que a versão standard, ou seja, 1.840 kg. Sendo que destes, 46% estarão sobre o eixo dianteiro, onde também figura o V8. Ao mesmo tempo, os sistemas de controlo dinâmico foram igualmente recalibrados especificamente para este GTC4Lusso T.

O GTC4Lusso T faz parte, em conjunto com os modelos California T e 488 GTB, ambos equipados igualmente com turbocompressor, de um restrito lote de modelos com que a Ferrari espera baixar a sua média, em termos de consumos e de emissões. Aliás, a Ferrari anuncia médias na ordem dos 11,6 litros – valor significativamente mais baixo que os 15,7 l/100 km reclamados para a mesma versão, mas com motor V12.

Embora o preço ainda não tenha sido divulgado, rumores apontam para que o GTC4Lusso T venha a custar cerca de 223 mil euros, contra os 276 mil euros do Model Year 2017 com motor V12. Uma diferença significativa que faz do novo Ferrari GTC4Lusso T a variante mais acessível, desde o lançamento do modelo FF, em 2011.