Hermès, Cartier, Red Valentino, Kate Spade. Estes são alguns dos grandes nomes da moda que recorreram às peças artísticas feitas de papel por Nikki Nye e Amy Flurry para apresentar as suas coleções.
De cor branca, fiéis à simplicidade do material que as constitui, as silhuetas do Paper-Cut-Project são uma forma original, e ao mesmo tempo moderna e sofisticada, de salientar traços, pormenores, cores e contrastes de diferentes peças.
“Acrescentar beleza ao mundo, ao mesmo tempo que ultrapassamos os limites do que as pessoas esperam de nós, através de um material tão simples [folhas de papel], é o nosso objetivo”, explicam as criadoras.
Dos bustos às máscaras, dos chapéus aos elementos relacionados com a natureza e animais, cada criação é única, feita à mão e só está concluída passadas 30 a 80 horas.
Em setembro é a vez das artistas apresentarem o seu trabalho em Portugal, a propósito da exposição “Super Women”, que abre ao público dia 27, no centro comercial CascaiShopping, e se prolonga até 25 de outubro.
Heroínas lendárias e míticas, deusas e guerreiras, serviram de inspiração para a coleção criada por Nikki e Amy. Por um lado, pela proteção e poder que representam; por outro porque, sendo feitas em papel, representam também a efemeridade da condição humana.
Ao todo haverá 26 peças expostas, dez criadas sob o tema da exposição e outras 16 do portefólio da dupla.
A experiência em Portugal é um marco importante para Nikki e Amy, como contam ao Observador: “A cultura desta cidade é um fascínio para todos os artistas. É muito bom estar aqui. Esta é a nossa maior exposição até agora. Trabalhar com arquitetos e uma equipa de comunicação para apresentar as peças com a melhor luz é uma alegria completa.”
Algumas das peças podem ser conhecidas na galeria de imagens inicial.
O quê? Exposição “SuperWomen”
Quando? De 27 de setembro a 25 de outubro
Onde? CascaiShopping
Quanto? Entrada livre