786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

9.577 alunos entraram no ensino superior na segunda fase. Veja se é um deles

Este artigo tem mais de 5 anos

Metade dos alunos que concorreu ao ensino superior, na segunda fase de acesso, conseguiu um lugar. Veja aqui se é um deles. Há ainda 5.166 lugares por preencher e que transitam para a 3ª fase.

A matrícula e inscrição realiza-se entre 29 de setembro e 3 de outubro
i

A matrícula e inscrição realiza-se entre 29 de setembro e 3 de outubro

JOAO RELVAS/LUSA

A matrícula e inscrição realiza-se entre 29 de setembro e 3 de outubro

JOAO RELVAS/LUSA

Mais de 9.500 alunos vão, esta noite, poder respirar de alívio. Os resultados da 2ª fase de acesso ao ensino superior já são conhecidos e o número de candidatos colocados aumentou face a 2015, quando entraram, nesta fase do concurso, 9.410 alunos. A informação já está disponível no site da Direção Geral do Ensino Superior, mas também pode confirmar no quadro mais abaixo as notas dos últimos candidatos a entrar em cada curso e, dessa forma, perceber se conseguiu ou não um lugar.

Dos 19.413 alunos que se apresentaram a concurso, 9.577, ou seja, praticamente metade, foram bem-sucedidos e podem ir já esta quinta-feira matricular-se. São mais 1,8% do que em 2015, na mesma fase do concurso, de acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Precisamente por terem entrado mais alunos, há menos 670 vagas livres a transitar para a próxima e última fase do que no ano anterior. Mesmo assim, restam ainda 5.166 vagas, a maioria das quais em Engenharias e Técnicas afins (1.317 vagas), Ciências Empresariais (635) e Arquitetura e Construção (536).

Somando os estudantes que agora souberam que entraram no ensino superior aos que já estão a ter aulas, acederam ao sistema de ensino superior público, até este momento, 45.830 novos estudantes, uma evolução positiva (+1,9%) face a 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Direção-Geral do Ensino Superior e as instituições de ensino superior estão porém convencidas, desde o primeiro momento, que o número de novos estudantes no ensino superior público no ano letivo de 2016/17 em cursos de formação inicial atingirá cerca de 78.250.

Da existência de um número significativo de vagas por preencher nalgumas instituições não se pode inferir que as instituições vão ficar sem alunos”, insiste o MCTES, em comunicado.

Médias mais altas do que na 1ª fase

Olhando mais em detalhe para os resultados, um dos pormenores que salta à vista é que as médias de entrada subiram face às da primeira fase de acesso. Desta vez a Medicina, na Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar — que acabou por ter mais uma vaga à disposição, por desistência de um aluno na primeira fase — volta ao primeiro lugar, com 194,7 valores.

Aliás, cinco cursos distintos têm a nota do último a entrar superior a 19 valores –Engenharia e Gestão Industrial, na Universidade do Porto; e três cursos de Medicina — na Universidade do Porto, de Braga e de Coimbra.

Já Engenharia Aeroespacial, no Técnico, em Lisboa, que ocupou o topo do ranking das médias mais altas de entrada na primeira fase, nesta fase caiu para sexta posição, ainda assim com uma média mais alta do que na primeira fase: 189,8 valores.

A matrícula e inscrição, para quem soube agora que conseguiu um lugar na universidade ou no politécnico, realiza-se entre 29 de setembro e 3 de outubro. Veja, no quadro que se segue, se é um dos alunos que, esta quinta-feira, já pode ir para a fila de uma instituição de ensino superior proceder à matrícula.

Se preferir, pode consultar os resultados no página da internet da Direção-Geral do Ensino Superior na Internet, ou então através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.

As vagas para a terceira fase de acesso, que fica ao cabo de cada instituição, serão colocadas a concurso no dia 6 de outubro no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior e a candidatura arranca a 6 de outubro e prolonga-se até 10.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora